Quanto cobrar pelo seu trabalho e nunca sair no prejuízo!

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Chef Eliane

Compartilhe agora mesmo:

Quanto cobrar pelo seu trabalho e nunca sair no prejuízo!

“Meu colega está cobrando x pelo bolo no pote, vou cobrar isso ou até mais barato.”

Acabei de perguntar lá no grupo do face quanto estão cobrando a fatia do bolo, assim posso cobrar igual.”

Por favor, não faça isso, jamais.

Pesquisa de mercado é muito importante, mas não dessa maneira.

Se você quer acertar na sua precificação, para não cobrar a mais e ninguém querer comprar de você, e nem cobrar a menos e sair no prejuízo, continue lendo até o final que te darei várias dicas de como proceder.

Diferença entre preço e valor.

Quando a marca vale mais que o preço, as pessoas pagam o que for preciso.

Assim deve ser a sua marca. E como?

Isso tudo é questão de percepção do seu cliente.

Se você fizer a mesma coisa que os concorrentes, não estará colocando valor em sua marca, estará transformando os produtos em commodity (produtos comuns).

Mas o que precisa ser feito?

Você deve ter um grande diferencial, trabalhar com produtos de primeira qualidade, ter um excelente atendimento, tanto na venda como no pós venda. E deve ter uma marca definida, um bom nome e uma boa logo, cores e formas com personalidade.

Imagine seu cliente dizendo: “Puxa, comi um bolo nesse final de semana, que era um pouco mais caro, mas valeu a pena, e eu super recomendo para você?

Te digo, minha amiga, que é nesse patamar que você deve chegar.

O que entra no cálculo da precificação?

A primeira coisa que todo mundo coloca nessa conta é o custo dos ingredientes.

Depois luz, gás, impostos, te recomendo aqui você colocar um valor como se pagasse aluguel, mesmo começando em casa.

Explico por quê, logo em seguida, quando crescer bastante, vai precisar de um lugar maior, separado das refeições familiares, um lugar específico para isso, por isso você, com certeza, vai precisar alugar um lugar, se você não contar com isso desde o começo, vai impactar no preço que você precisa cobrar, então já tenha isso em mente.

Uma questão, que é muito importante e as pessoas não levam em conta, ou levam de maneira equivocada é a mão de obra, geralmente a pessoa pega os valores que deram até agora e multiplica por 2 ou 3, isso é um tiro no escuro.

A mão de obra deve ser calculada em cima de quanto você quer ganhar por mês. É necessário alguns cálculos e experimentos.
Você deve, primeiro pegar o que você deseja ganhar no mês e dividir pelas horas trabalhadas no mês, para saber o valor por hora.

Agora pegue os diferentes produtos que você tem, e calcule quantos você consegue fazer em uma hora, esse é o valor que você deve acrescentar na conta anterior, que contempla, custos variáveis, custos fixos, e custo com o material, lembre-se de contar com itens como embalagens, amostras grátis e gasolina ou tarifa de ônibus para entregas.

Lembre-se de incluir tudo que sai do seu bolso, o tempo é um fator que não deve ser esquecido, ele vale mais que dinheiro.

Método de precificação

Markup
Onde preço de vendas = custo + markup

Para quem tem mais curiosidade, ou realmente quer precificar seus produtos dessa maneira, vou disponibilizar a fórmula do markup:

Despesas fixas (DF)
Despesas variáveis (DV)
Margem de Lucro Presumida (MLP) – é a margem de lucro esperada sobe a venda.

Com esses indicadores podemos fazer o cálculo do markup na seguinte fórmula:

100/[100-(DF+DV+MLP)]

Sobre a pesquisa de mercado

Você deve fazer pesquisa de mercado para saber o que deve oferecer aos seus clientes.

Você deve saber o preço que a concorrência está cobrando, que tipo de ingredientes usam, o que seus clientes dizem, que tipo de embalagens oferecem, etc.

Baseada nessas informações você saberá pelo que os clientes estão pagando com determinado valor.

Quer aumentar seu valor? Ofereça mais.

Se destaque da sua concorrência, além de oferecer produtos de qualidade você deve oferecer um excelente atendimento, há alguns cursos gratuitos do sebrae que ensinam atendimento, precificação e outros cursos que serve de qualificação para você, clique aqui e você pode conferir.

Falando em qualificação, isso é uma das coisas mais importantes que você deve fazer, esteja sempre se aperfeiçoando, então indico um curso que você pode usar como referência onde pode aprender vária técnicas e receitas, é bem reconhecido e recomendado, clique aqui e saiba mais.

Eu quero agradecer sua presença aqui e pedir que comente o que achou dessas informações. É o seu feedback que vai me motivar a continuar trazendo conteúdo para ajudar você nesse empreendimento.
Me coloco à sua disposição para qualquer dúvida ou conselho que você precise.
Obrigado!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!