Nos últimos anos, a gastronomia tem estado em alta no país, atraindo assim muitos profissionais e amadores a arriscar um espaço que antes era dominado pelo sexo feminino: a cozinha.
E buscando empreender, muitos jovens têm tentado aprender como ser um confeiteiro. Se você é uma dessas pessoas, fique atento a algumas dicas que te ajudarão a começar no ramo da confeitaria.
Ser um confeiteiro exige habilidade técnica e criatividade, pois um profissional é responsável tanto por reproduzir receitas quanto por criá-las.
Essas receitas variam de acordo com o tipo de estabelecimento que o confeiteiro trabalha, que em geral, por ser uma área que lida bastante com eventos, tende a receber pedidos como bolos, doces, tortas e afins.
Lembrando também que tão importante quanto o sabor, é a apresentação do prato.
Além disso, um confeiteiro de sucesso deve se responsabilizar em garantir que todos os produtos sejam feitos com qualidade, segurança e higiene, como confirmar se os alimentos estão próprios para consumo e usar ingredientes dentro da validade.
O Mercado No Segmento Da Confeitaria.
Eventos que necessitam de muita mão de obra como buffet, eventos infantis e casamentos podem ser uma boa oportunidade de negócio para quem tem um espírito empreendedor e quer entrar nesse ramo.
Porém, é mais comum que as pessoas procurem oportunidades em padarias, supermercados e confeitarias.
E assim como qualquer carreira é preciso que se tenha empenho, dedicação e trabalho duro.
É importante também que você tenha boas conexões com outros confeiteiros que você admire e possa compartilhar experiências e conhecimento. Além disso, bons contatos podem gerar oportunidades.
Primeiros Passos
Se Familiarize Com a Linguagem
Se você é amador nesse ramo, deverá estudar as regras básicas de culinária, com intenção de aprender sobre os termos e o vocabulário que são usados na cozinha.
Isso porque existem alguns termos utilizados como, por exemplo: “untar” uma frigideira, que à primeira vista, pode parecer meio confuso de se entender o significado.
A propósito, “untar” significa espalhar na frigideira.
Junto a essas existem outras expressões como praça, que significa tratar das diferentes áreas da cozinha, ou então marchar a comanda: quando o chef lê um pedido em voz alta.
Ter Materiais Necessários
Continuando, o próximo passo é ter o mínimo de material necessário para poder preparar as receitas.
Por isso, separar parte do seu investimento para comprar formas de bolos, batedores, tábuas, espátulas, colheres de medida e um forno é mais que necessário.
Também é importante que você tenha separadas algumas panelas apenas para doces, evitando assim o sabor residual de outros alimentos.
Não vamos esquecer também a importância de manter os instrumentos e ambiente bem higienizados.
Começar Com Receitas Básicas
Com a prática virá a perfeição, por isso, iniciar se arriscando em receitas tradicionais é uma boa ideia, o que deixará você mais confiante e íntimo da cozinha.
Então, bolos, doces e brigadeiros podem ser receitas ótimas para testar suas habilidades.
Lembre-se que é importante começar logo, mesmo que você comece fazendo receitas simples. Ah, e sempre prove suas receitas.
Além de prová-las, é importante que outras pessoas possam provar suas receitas para que assim possam te avaliar, ajudando você a saber como estão indo suas habilidades.
Receitas Mais Ousadas
É normal que com o tempo você vá pegando a prática e melhorando suas habilidades. Por isso, busque sair da zona de conforto e arrisque receitas mais difíceis de serem elaboradas.
Buscar receitas mais complicadas, com diferentes ingredientes específicos, desafiará você a se testar cada vez mais, aumentando assim seu conhecimento e afinidade com a profissão.
Então, quando possível, invista seu tempo em aprender receitas como tortas, cupcakes e receitas com diferentes recheios, pois necessitam de um pouco mais de prática e conhecimento do confeiteiro.
Buscar Especialização No Assunto
Quanto mais conhecimento você buscar adquirir, mais rápido se tornará um confeiteiro de sucesso.
Em algum momento, você precisará fazer um curso e estudar sobre o assunto.
No Brasil, o caminho mais escolhido por aspirantes a confeiteiros é ingressar em uma faculdade de gastronomia.
Entre os aspectos que uma graduação abrange podemos encontrar confeitaria profissional e, além disso, são oferecidas aulas teóricas sobre noções de empreendedorismo, instruções sobre segurança e higiene no ambiente de trabalho.
Vale lembrar que conhecendo outros profissionais e professores na sala de aula, poderá abrir portas de empregos e oportunidades para estágios.
Para quem não possui tempo para ingressar em uma faculdade, há a opção de cursos online que ensinam a ser um confeiteiro mesmo que você já tenha alguma experiência.
Conclusão
E então, você achou interessante a ideia de se tornar um confeiteiro?
Deixe o seu comentário abaixo contando a sua experiência no mercado, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais!
Deixe um comentário